Grupo de hackers se especializou em ataques direcionados a Wi-Fi de hotéis de luxo espalhados pelo mundo com um malware potente.

Os hackers do DarkHotel, um grupo que atua há pelo menos dez anos, estão com uma nova ameaça em mãos: o malware Inexsmar, que é inserido em redes Wi-Fi de hotéis com o objetivo de atingir hóspedes ilustres desses estabelecimentos.

O ataque feito pelo grupo atualmente é bastante elaborado: em primeiro lugar, eles atacam a rede Wi-Fi do hotel, seja a partir de vulnerabilidades (senhas fáceis) de software ou com acesso físico à infraestrutura do hotel. Depois, eles realizam ataques de engenharia social para atingir os computadores-alvo.

Esse  ataque feito pelo grupo  é bastante elaborado: em primeiro lugar, eles atacam a rede Wi-Fi do hotel, seja a partir de vulnerabilidades de software ou com acesso físico à infraestrutura do hotel. Depois, eles realizam ataques de engenharia social para atingir os computadores-alvo.

Oanalista da Bitdefender Bogdan Botezatu explicou à ZDNet que os hackers criam mensagens de e-mail muito bem feitas e convincentes com um alvo específico em mente, que pode ser um político importante ou um grande executivo de uma empresa.

O e-mail enviado instala um malware que atua em etapas: primeiro ele faz download do Trojan, depois ele pode abrir um arquivo do Word para tentar enganar o usuário. A ideia é encobrir os passos do malware e dificultar a detecção ao fazer ele agir lentamente com o passar do tempo.

Os pesquisadores da Bitdefender não sabem dizer exatamente qual o objetivo dos hackers com o ataque, mas eles não descartam ser um golpe patrocinado por algum Estado, devido à complexidade dele.

 

Fonte: Olhar Digital